aLer+


O projeto aLeR+, iniciado em 2008, foi uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler. Pretendia-se dinamizar a criação de redes alargadas de leitores e hábitos diversificados de leitura, tendo por referência a experiência e orientações da instituição britânica de promoção da leitura, National Literacy Trust.
Considerando que, num conjunto significativo de escolas, tem vindo a ser desenvolvida com sucesso uma cultura alargada de leitura, o PNL e a RBE relançaram, em 2017, uma nova etapa designada “aLer+ 2027”, que se iniciou no corrente ano letivo, para esse conjunto de escolas (Anexo 1), identificadas com base em critérios pré-definidos.
A nossa escola integrou, em 2010, o projeto aLer+ e reintegrou, em 2017, a fase zero do "aLer+2027".



Natal 
Na Escola Básica da Gândara dos Olivais, a biblioteca festejou o Natal com a leitura da obra " A Manta", da Isabel Minhós Martins, do Planeta Tangerina. O resultado, com a ajuda das famílias dos alunos da escola, foi esta árvore de Natal. Feita de retalhos trazidos pelos alunos que ouviram a história.





MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Ao longo do mês de outubro, as turmas do 5º ano de escolaridade realizaram um"encontro às cegas" com um livro, na tentativa de melhor conhecerem os livros da biblioteca, bem como a utilização que podem fazer da biblioteca da sua nova escola.

Os alunos das Escolas Básicas dos Marrazes, dos Pinheiros e da Quinta do Alçada vieram à biblioteca e ouviram a história de um leão que gostava muito de passar as suas tardes numa biblioteca. No início deste ano letivo, a hora do conto para os alunos mais novos foi recheada pela história encantadora de Michelle Knudsen.

Nas Escolas Básicas da Gândara dos Olivais e dos Marinheiros, a "Mentemática"visitou alunos e professores e realizou várias sessões de Matemática, com recurso a jogos, dispositivos eletrónicos e canções, o que transformou os conteúdos em momentos bem divertidos

Ao longo do mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, oferecemos marcadores e selos
 a todos os nossos leitores.

TROKAKIOSQUE

Em setembro, inaugurámos o nosso Trokakiosque. Agora, os alunos da escola sede já podem trocar os livros que já leram por outros por que tenham interesse.





















Comentários

Mensagens populares